• Login

News



Impactos da Pandemia na Gestão de Compras

Em vista dos desafios da covid-19 ao redor do mundo, os profissionais do departamento de compras precisaram pensar em soluções que continuassem atendendo as demandas dos clientes, para isso, elaboramos uma lista com diversas alternativas para esse momento.

Com a grave situação que todos estão atravessando devido a pandemia do vírus, nós do setor de compras fomos os primeiros a sentir os impactos e alterações que vinham se apresentando pela frente. 

Já em dezembro uma luz amarela acendeu para muitas empresas ao redor do mundo, afinal, boa parte do comércio internacional tem a China como parceiro principal, seja como comprador ou fornecedor de produtos acabados ou matéria-prima.

No final de fevereiro, os reflexos vindos da China devido as medidas tomadas pelo governo chinês, em restringir drasticamente o movimento de pessoas, já estavam se refletindo no fornecimento global, e gerando preocupação em empresas de vários portes e em muitos países.

Os efeitos sentidos até agora, em sua grande maioria, foram gerados na China. Como muitos insumos são fornecidos lá, com a paralisação das fábricas, muitas empresas foram obrigadas a buscar outros fornecedores ? em alguns casos, foi necessário interromper a operação.

Nós, profissionais do departamento de Compras precisamos trabalhar esta capacidade de nos adaptarmos à má sorte ou às mudanças.


O que fazer?
Uma cadeia de suprimentos deve ter a capacidade de detectar riscos de interrupção precocemente e buscar rapidamente por alternativas. Para isso, não basta conhecer bem apenas o seu fornecedor, é preciso ir mais a fundo e saber quais são os parceiros desse fornecedor e assim por diante. Sem esse mapeamento, é difícil conhecer os riscos e pontos mais vulneráveis da cadeia de suprimentos.

Por isto, é necessário identificar, quais materiais são originários das áreas de risco, os quais não podem ser substituídos rapidamente. Monitorar prazo de entrega e níveis de estoques.
É preciso mapear esta cadeia de suprimentos, e manter demais setores abastecidos de informações. 

Quais são os primeiros passos?
  • Mapear a cadeia de suprimentos
    Primeiramente é preciso identificar quais suprimentos são originários de áreas de risco, que não podem ser substituídos rapidamente, e monitorar prazos de entrega e níveis de estoque, criando alertas para possíveis interrupções.

     
  • Manutenção de estoques
    Controlar informações sobre a quantidade de estoque disponível e analisar o aumento destes estoques de forma segura contribui para planejarmos a capacidade da empresa em manter-se produtiva durante períodos de crise por falta de abastecimento.

     
  • Avaliar demandas confiáveis 
    Sabemos que em períodos de crise temos uma incógnita pela frente, e a demanda pode aumentar ou reduzir. Para manter a operação funcionando de forma eficiente, ferramentas de análise devem ser utilizadas para que as informações sejam confiáveis. É preciso agir com transparência com seus clientes e fornecedores, a fim de que todos saiam beneficiados.

     
  • Monitoramento da capacidade logística
    O transporte é uma das atividades mais importantes dentro da cadeia de suprimentos. Em um cenário de crise mundial, as industriais e transportadoras estão tendo que se reinventar. Monitoramento da capacidade logística
    O transporte é uma das atividades mais importantes dentro da cadeia de suprimentos. Em um cenário de crise mundial, as industriais e transportadoras estão tendo que se reinventar.

     
  • Fluxo de caixa
    Buscar entender como problemas na cadeia de suprimentos impactam as finanças da empresa é fundamental para uma Gestão de Compras eficiente. 
    Em períodos de crise o fluxo de caixa fica vulnerável, alta do dólar, queda da produção, aumento no valor das tarifas aéreas. É preciso criar estratégias para monitorar possíveis vulnerabilidades por toda a cadeia de suprimentos, mantendo a Gestão financeira a par do cenário que estamos vivenciando e das decisões que estão sendo tomadas.

Qual lição levaremos deste momento?
Sabemos que o risco sequer havia sido mapeado. Não só olhando para o risco primário da contaminação das pessoas, mas também os riscos secundários na cadeia de suprimentos e na economia mundial.
Levando em consideração estes aspectos, o mais importante é que todas as áreas tirem lições do cenário atual para saírem mais fortes no futuro. 
É uma chance para os segmentos reverem seus processos e buscarem melhorias para a empresa. 

A epidemia vem nos ensinando que acima de tudo é necessário tornar nosso olhar mais global. É necessário que todos setores da organização trabalhem juntos e interligados, revendo processos, melhorando a gestão e coordenação de suas áreas.

Como gestora do setor de compras da Globus, tenho orgulho de dizer que faço parte de uma empresa que possui cultura e valores fortes, e que está sempre em busca de constante melhoria, visando o todo.
Não foi fácil, não está sendo fácil, mas juntos conseguiremos. 
Somos fortes, somos determinados, somos Globus!!

Liziane Castro
Supervisora de Compras Globus Electronics