Contabilidade Gerencial em Tempo de Crise
Quando falamos em contabilidade, logo vem à mente a contabilidade fiscal, aquela que atende ao fisco, com inúmeras leis, normas e burocracias nos lançamentos. A maioria dos empresários enxerga a área apenas por esse ponto de vista, entendendo ser um mal necessário. Na verdade, a contabilidade é essencial para o fluxo da empresa, bem como tomada as tomadas de decisões.
Quando falamos em contabilidade, logo vem à mente a contabilidade fiscal, aquela que atende ao fisco, com inúmeras leis, normas e burocracias nos lançamentos. A maioria dos empresários enxerga a área apenas por esse ponto de vista, entendendo ser um mal necessário.
Porém a contabilidade tem a responsabilidade de alinhar a organização, elaborar orçamentos, planejar custos, elaborar controles, direcionar os sistemas de informação para que trabalhem de maneira integrada, além de projetar o fluxo de caixa e facilitar o planejamento financeiro.
A associação dos contadores dos EUA define contabilidade gerencial como: o processo de identificação, mensuração, acumulação, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização, e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.
Em tempos de crise e incertezas no cenário econômico, em que o custo do capital do sócio é o que possui maior risco, surgem diversas dúvidas aos investidores de como proceder a cada dia para que a essência da maximização dos resultados não seja perdida.
E é na contabilidade gerencial onde o sócio encontra a grande aliada para tomadas de decisões!
Durante a pandemia em que vivemos, a assertividade nas decisões se torna ainda mais preciosa. Ao desenvolver um protótipo de um produto, é necessário mensurar o custo e a expectativa de ganhos, para então definir continuidade e dedicação (ou não) de tempo, capital e oportunidade.
Em constante inovação em seus produtos, a Globus caminha também na evolução de seus controles e processos internos. Buscando tornar-se cada vez mais competitiva no mercado nacional e internacional, percebendo a importância da utilização dos recursos contábeis e análise de dados como balizadores de gestão sustentável.
Acreditamos que gestão sustentável é alcançar os resultados propostos, respeitando os valores da empresa, em busca do equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos. A sustentabilidade do negócio está relacionada à percepção da empresa sobre os impactos diretos e indiretos de suas operações na sociedade em que atua.
E a contabilidade gerencial está diretamente ligada a sustentabilidade empresarial. E quanto mais consciente for essa percepção, mais saudável será o negócio.
Magdalla Pilar Marques
FIscal/Contábil Globus Electronics