• Login

News



A Indústria 4.0 e os desafios da Manufatura

A Indústria 4.0 é uma abordagem baseada na integração dos processos de negócios e de
fabricação, bem como na integração de todos os atores da cadeia de valor
da empresa.

A produção industrial é atualmente impulsionada pela concorrência global e pela necessidade de adaptação rápida da produção aos pedidos do mercado dinâmico e concorrência acirrada.
A Indústria 4.0 é uma abordagem baseada na integração dos processos de negócios e de
fabricação, bem como na integração de todos os atores da cadeia de valor
da empresa.
As principais inovações que integram a conectividade da automação e tecnologia da informação compõem o conceito de indústria 4.0.
O conceito de Indústria 4.0 se fundamenta em nove pilares:

Desafios:
Para alcance do progresso tecnológico e possíveis obtenções de ganhos de produtividade, a realização de investimentos é fundamental.
Pesquisa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) aponta que 91% das empresas nacionais ainda não são conectadas.
Segundo o CNI (Confederação Nacional da Industria), no Brasil o PIB da indústria que já havia atingido mais de 20% em meados da década de 1980 caiu para próximo de 11% nesta década, fruto de mudanças na estrutura produtiva do país e dos novos modelos de negócios trazidos pela disrupção tecnológica.
Entre 2006-2016 a produtividade da indústria no Brasil caiu mais de 7%. No Índice Global de Competividade da Manufatura, o Brasil caiu da 5º posição em 2010 para a 29º posição em 2016.

Oportunidades:
Segundo levantamento da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.
Essa economia envolve ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e consumo de energia.
Neste contexto de oportunidades e desafios a Globus vem durante este ano, mesmo no cenário de incertezas em virtude da pandemia, investindo em melhoria de processos, na confecção de dispositivos e maquinas que tem por objetivo a redução de custos, aumentar a confiabilidade dos processos e incrementar a produtividade.
Nosso plano de investimento para 2021 já contempla o investimento de uma nova máquina para linha de montagem SMD, visando aumentar nossa capacidade de produção.
Seguindo na busca constante do conhecimento que ajude a empresa a encarar os desafios impostos pela Industria 4.0, neste segundo semestre vou iniciar um curso em umas das mais importantes universidades privadas do país, trata-se de um MBA em Manufatura Avançada na Unisinos, com conteúdo totalmente aliado as praticas que se fazem necessárias para iniciar a caminhada da modernização dos processos produtivos.

Geison Maximo
Supervisor de Produção Globus Electronics