04/04/2017

CASE GLOBUS - PROJETO NEXT - ABRAVA EXPORT 2017

Cliente: Globus

 

Escritório de design responsável pelo projeto: Bertussi Design
Projeto: Next HMI Display: Controlador de Automação Automotiva
Mercado-alvo do produto: Estados Unidos, Canadá, Europa

 

A necessidade da Globus, empresa fabricante de sistemas de controle eletrônicos de conforto térmico e refrigeração, era criar um dispositivo que unisse funções internas de controle automotivo, sem precisar ter mais de um display de controle instalado no painel do automóvel.

 

O projeto tem como foco atender principalmente o mercado de RV – Veículo recreativo (do inglês Recreational Vehicle) termo utilizado para definir os motorhomes ou veículos equipados com espaço de convivência que se assemelham a uma residência – embora se adeque facilmente a caminhões, ônibus, trailers e barcos.

 

O projeto

 

O programa Design Export conectou a Globus com a Bertussi Design para desenvolver a solução e lançá-la no mercado internacional.

 

Foram cinco meses entre o início do projeto até o lançamento. As reuniões entre escritório de design e empresa se davam inicialmente a cada 15 dias e o processo de criação foi dinâmico e efetivo.

 

O produto, feito de plástico ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) e PC (Policarbonato) com acabamento pintado é chamado de Next HMI Display e reúne as mais variadas funções. O dispositivo não possui botões, tem funcionamento exclusivamente touch screen com operação fácil e intuitiva. Possui conexão wi-fi e oferece conforto ao usuário por permitir total controle da iluminação, áudio, vídeo, aberturas, ar condicionado, ventilação, aquecimento de ambiente, geradores, banheira e manutenção preventiva por meio de um smartphone ou tablet.

 

“O Next possui um formato slim, sofisticado, com linguagem minimalista, que se integra facilmente aos ambientes de diferentes padrões de veículos”, comenta Betina Brentano, da Bertussi Design. De acordo com Andreia Gentilini Milan, consultora do Design Export, o grande desafio proposto a Bertussi foi o desenvolvimento de um produto que fosse versátil e se adequasse a diferentes tipos de motorhome. “Atualmente os produtos deste segmento no mercado americano são um grande painel com interruptores. O Next é uma grande inovação para o segmento”, conta.

 

O dinamismo teve destaque nesse projeto. A versão final do produto foi aprovada pela empresa que logo o lançou na feira AHR Expo 2017, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A produção terá início em janeiro de 2018 com entrada no mercado a partir de março de 2018.

 

Para a designer Betina Brentano, participar de iniciativas como o Design Export permite valorizar o design brasileiro. “Sentimos fazendo parte e diferença no mundo. Damos valor ao produto nacional e trazemos mais desenvolvimento para o nosso país”, comenta.

 

De acordo com o diretor geral da Globus, Gilberto Rossato de Medeiros, o produto é uma aposta em inovação, já que a empresa não possui nenhum similar para comparação. “Nossa expectativa é aumentar o faturamento e colocar a Globus em outro patamar de produto. O Programa Design Export ampliou nossas possibilidades de acesso a novos mercados com um produto de design inovador. O design tem se mostrado um agente transformador fundamental que oferece grande valor agregado”, reflete.

[<] voltar